sábado, 30 de junho de 2007

ABRAM ALAS….PARA O CONSUMO

Decorre hoje e amanhã em Oeiras um mega evento, desses em que os Verões se tornaram ricos nos últimos anos, regra geral patrocinados por grandes marcas e, até aqui, destinados aos jovens.

Disfarçados sob a capa da divulgação da música, da convivência em sociedade, da promoção dos valores ambientais, as grandes marcas descobriram a galinha dos ovos de ouro nomeadamente no que à promoção do consumo de álcool diz respeito.

É ver o que dizem os especialistas, sobre o aumento do consumo de álcool que se verifica em jovens de quinze ou dezasseis anos. Vêm aí, novamente, uma geração de bêbados, talvez porque nunca viram nem sofreram na pele as consequências de ver o pai chegar bêbado a casa, pois a geração dos pais deles, a que eu pertenço, foi uma geração pouco virada para o álcool, mas também e sobretudo porque as marcas de cerveja e outras bebidas têm uma legitimidade, uma imagem que só falta o Padre na Igreja receitar umas cervejas ou uns shots para irem p/ o céu.

De facto, a força do dinheiro que têm as cervejeiras leva a que se dêm ao luxo de promoverem tais mega concertos onde o apelo à bebedeira é escandalosamente feito e tolerado pelas autoridades. Aliás, as autarquias digladiam-se por conseguir o alto patrocínio das cervejas.

A coisa é de tal maneira escandalosa, que agora, até a Liga Portuguesa de Futebol cedeu ao Brilho do vil metal, para deixar que a nova Taça da Liga, imagine-se, tenha o nome de uma cerveja.

Mas afinal o que é isto? Que mensagens pretendemos passar aos jovens? Numa altura em que se legisla para perseguir os fumadores, como se de criminosos se tratassem, permite-se que um campeonato desportivo leve o nome de uma Cerveja?

Já só faltava mesmo atacar os bebés e recém-nascidos, ora, em Oeiras também esses estão hoje e amanhã a ser massacrados não pelo álcool, mas pelos hipermercados, e todo o tipo de marchandising, apelando ao consumo, só espero no próximo ano, a festa não seja já patrocinada por uma marca de cerveja….

Sem comentários: