sábado, 2 de maio de 2009

Painéis - porquê dos combustíveis e nas AE?

Já todos sabemos, está escrito, é uma regra que todos temos presente, a de que não se deve legislar a quente, não se devem tomar decisões no calor das discussões, se estivermos à beira de decidir no meio de acalorada discussão, devemos respirar fundo, deixar o assunto em banho-maria e no dia seguinte decidir.

Vem isto a propósito desta conversa dos painéis nas auto-estradas, indicando os preços dos não só dos combustíveis na Estação de serviço respectiva, mas sobretudo, o preço que se pratica nas estações seguintes.

Lembro-me que, no calor da discussão, no auge dos preços altos dos combustíveis, esta medida soava como música para os ouvidos dos martirizados consumidores, era preciso cair em cima dos malandros das petrolíferas, era preciso controlar os lucros, era preciso, enfim, já nessa altura, regular!

Hoje, à distância e numa altura em que os preços já bateram recordes contrários, mas sobretudo, numa altura em que o problema escaldante já não é esse, ocorre-me perguntar a quem defende esta medida, se esta será mesmo legal, ou seja abstracta e universal como se exige.

É que eu, durante um mês de trabalho, nas minhas deslocações diárias, gasto centenas de euros em combustíveis…e não faço um único quilómetro em auto-estrada, ora, será que eu não tenho direito a ter acesso à tal informação, à tal protecção do consumidor? Será que este serviço de espionagem comercial, de comparação de preços, decorre do pagamento da portagem?

Já agora, no meu caso, os combustíveis até nem são a maior despesa que tenho, a maior despesa mensal que tenho é no Leite, na Fruta, na Carne,…ora, porque é que à entrada do supermercado A não estão afixados painéis alertando que, ali, a fruta está pela hora da morte e que no supermercado B, ao lado, o preço está muito mais em conta?

Sem comentários: