sexta-feira, 15 de maio de 2009

Negócios com Jesus

Muitas saudades tenho do Mês de Maio na minha Terra – o mês de Maria.

Para além de se sentir a Primavera a vir em força e a anunciar o Verão, para além do cheiro das árvores e flores que rebentam nos jardins, lembro-me de algo muito peculiar, de algo que neste mês eu fazia diariamente em criança com a minha avó: ir rezar o Terço à Igreja, a Novena.

Todos os dias do mês de Maio, lá ia eu e a malta toda para a Igreja, onde rezava o Terço, entoava os cântigos de Fátima, que ainda hoje me deixam, também eles, saudades e, claro, quando já mais crescidote, aproveitava para namoriscar as raparigas lá da Terra, no caminho da Igreja para casa.

Ora, hoje passados esses anos e já longe do cheiro das árvores e muito mais dos cânticos arrastados da minha avó, há uma frase dela que me ficou para sempre, a propósito das promessas que as pessoas faziam a troco de uma cura, da solução de um problema, disto ou daquilo: fazer negócios com Deus é pecado!

E eu digo, a propósito do mês de Maio agitado que por aí vai, lá para as bandas da Luz, principalmente em vésperas de um jogo Braga–Benfica e que também envolve promessas: fazer negócios com Jesus é pecado...pelo menos em vésperas de um jogo destes!

Sem comentários: