sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Senhores jornalistas, auto-regulem-se!

Estando o País em campanha eleitoral, qualquer desgraçado que dê uma opinião, naturalmente passa antes pelo crivo da análise político-partidária. Mesmo assim, correndo o risco de ser tido como adepto deste ou daquele partido, apesar de eu ser apenas um mero eleitor e cidadão a expressar as suas ideias, permito-me despejar para aqui o que me vai na alma.

E digo isto, porque não sou jornalista e muito menos trabalho num órgão de difusão nacional, logo emito a minha opinião livremente sem que a nada esteja obrigado, a não ser o respeito pela verdade e honorabilidade dos meus concidadãos.

Já um jornalista, pelas obrigações éticas inerentes à profissão que desempenha, apesar de ter direito à sua opinião, não pode, penso eu, passar a sua opinião pessoal sobre determinado assunto ou pessoa, sob a capa de jornalista.

Com isto, não quero dizer que estou de acordo com a demissão de M. M. Guedes nesta altura de campanha, aliás, ainda estou para ver o final da história porque soa a estranho demais, mas que há muito tempo alguém, de preferência da classe jornalística, devia ter acabado com aquela farsa, aquele faz-de-conta jornalístico, não tenho dúvidas.

Pena é que tenha que ser um Primeiro-Ministro a ter que dizer aquilo que a meio mundo apetecia dizer e não disse, talvez por medo de represálias ou reacções corporativas, sendo um exemplo disso a entrevista do Bastonário dos Advogados, que quase unanimemente foi aplaudida.

Obviamente, a política tem destas coisas, e, apesar de ninguém acreditar que o Governo caísse numa estupidez destas, de pedir para demitirem uma jornalista a três semanas das eleições, e muito menos que um Empresário ou Empresa de comunicação se deixasse manipular e usar desta maneira, o certo é que o caso é político, mas ainda falta saber a quem vai aproveitar…parece que à Direita…nem por isso olhando à forma atabalhoada como se apressou a reagir.

Como tento sempre olhar para o futuro, principalmente não tentando ser surpreendido pelos factos, procuro olhar à minha volta e ver se algo vai mal no panorama actual. Ora, temos na Sic Notícias outro caso parecido: o caso do jornalista Rui Santos.

É certo que aí ele se apresenta como comentador, expressando as suas opiniões, logo há aí uma grande diferença, mas, por amor de Deus, mesmo sendo eu benfiquista,….todos sabemos que é jornalista e ninguém compreende o porquê da fixação, quase doentia, no Paulo Bento do Sporting, como alvo de todos os seus ataques em todos os programas, quer ganhe quer perca. Sinceramente, o meu ego benfiquista e o de mais seis milhões de portugueses fica feliz, mas…

Senhores jornalistas, auto-regulem-se!

Sem comentários: