quinta-feira, 25 de junho de 2009

A PT, a TVI e os árbitros de futebol

De repente, de uma intervenção do Primeiro Ministro, no Parlamento, nasce uma polémica que no seu segundo dia, já vai no Presidente da República: o negócio em curso de compra de 30% da TVI, pela PT.

Não sendo especialista em finanças, lembro-me que da última vez em que houve ao fracasso da compra da PT pela Sonae, meio mundo gritou que o Governo não se devia meter, que devia abdicar da sua Golden Share e deixar o mercado funcionar.

Agora, aqui d’el Rey que a PT está a fazer um mau negócio e quem está por detrás é o Governo e isso tem que ser muito bem explicado e transparente, pede meio mundo mais o Presidente da República.

Fico baralhado com esta alteração de postura, mas como não percebo muito de finanças, até daria o benefício da dúvida se a razão da indignação fosse um assunto meramente financeiro.

Mas não! O que toda a oposição grita é que por detrás esta operação financeira, está uma tentativa de manipulação da informação, por parte do Governo….como se fosse lógico e natural que os jornalistas abdiquem constantemente da sua deontologia e sejam a voz do dono, com esta facilidade toda.

Discussão idêntica a esta, e acusações subliminares igualmente graves, costumam ser feitas, quando os dirigentes desportivos discutem descaradamente quem manda ou não nos órgãos da arbitragem no futebol, dando-se como adquirido e pacífico que quem manda nesses órgãos logicamente influencia a independência dos árbitros…

Sem comentários: