sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Globalisation oblige…

Sou de uma Terra onde o trabalho nas obras, juntamente com o emprego dado na Câmara Municipal, constituem a maior fonte de emprego e riqueza da população, a activa claro, porque a outra, claro, tem como patrão o Ministério da Solidariedade.

Ora, desde pequeno que me habituei a insultar, a chamar nomes, aos empreiteiros, sub-empreiteiros e outros “rateiras” afins, como chamamos àqueles pequenos empresários que saem de manhã, com a sua carrinha e três ou quatro empregados ainda jovens.

Sempre chamei nomes, porque deles se dizia muitas ou na maioria das vezes, que retinham os descontos “para a caixa” e, na hora de precisarem, os jovens quando se apercebiam, nem sequer estavam inscritos na segurança social.

Por isso, todos dizemos que é um crime e um crime hediondo, e corria lá na aldeia, de longe a longe, que fulano ou sicrano, coitado, precisou de baixa e não teve, porque não estavam lá os descontos.

Ao vir para a cidade, trabalhar em empresas já não de uma carrinha, mas sim de autocarros de gente, claro, ao ouvir falar de crise e sabendo dos problemas que existem, de longe a longe me interrogo, lembrando-me dos “rateiras” lá da Terra: “será que estão lá os meus descontos”?

Pergunto-me, porque é que os patrões dizem que precisam da ajuda do Estado, pomposamente dizem que têm dívidas ao Fisco e à Segurança Social…e ninguém lhes chama ladrões?

É que, nos dias que correm, a situação é de tal forma grave, a deflação é tal, que nas empresas industriais portuguesas já não só não se tem margem de lucro, na maioria do que se produz em Portugal, como já se está a entrar e a comer no custo, incluindo nos encargos sociais…até ficarmos ao nível dos parceiros asiáticos…Globalisation oblige!

Sem comentários: