domingo, 21 de outubro de 2007

A GUERRA de Joaquim Furtado

Na próxima 3ª. Feira por volta das 22h00, no Canal 1 vai ser transmitido o 2º. De 13 episódios de um documentário sobre a Guerra portuguesa em África.

Vi o 1º. Episódio e aconselho vivamente a verem, pois é um trabalho feito de uma forma original, com imagens inéditas, sobre um tema que até hoje, nunca foi abordado pelos portugueses em geral, com o distanciamento e a frieza que o tempo já devia permitir.

Todos temos nas nossas relações pessoais, que amigos quer familiares, pessoas que sofreram na pela essa terrível realidade, que foi a Guerra em África. O assunto foi sempre abafado, ou não abertamente discutido, para uns por razões de trauma psicológico pessoal, para outros, por razões de quererem ocultar a verdade.

Neste documentário, há entrevistas a pessoas hoje, que, de uma lado e de outro da barricada, lutaram e contam detalhes que nunca nos passaram pela cabeça.

Um dos aspectos, que neste 1º. Episódio me chamou mais à atenção, foi auto-confiança dos governantes portugueses da altura, para não lhe chamar ingenuidade, em que éramos diferentes, que éramos amigos dos pretos, logo, eles gostavam de ser colonizados por nós, porque não éramos como os franceses, e outros europeus que já haviam descolonizado, e por isso não trataram de tomar as medidas que se impunham e assim, poder evitar a desgraça que veio a seguir.

Estou ansioso elos próximos episódios.

Sem comentários: