quinta-feira, 1 de maio de 2008

O comboio do Douro…não sobe o Douro!

Há um assunto que desde há muito me atormenta, que é a questão do trajecto do comboio na chamada Linha do Douro.

Que terá passado pela cabeça dos projectistas e responsáveis da obra, em finais do século XIX, para decidirem afastar o comboio do Rio Douro, fazendo-o passar por Ermesinde, Recarei (lá atrás da serra), Penafiel, desviando-o do Rio Douro, justamente na nossa região, deixando-nos de fora da rede de comboios?

Agora não sei se ainda usam a designação, mas há uns anos, sempre que via referências a Paredes (Douro) ou Recarei (Douro), eu perguntava-me: - mas por que carga de água, hão-de dizer que estas terras são Douro, se o Douro está a 20 kms dali?

Por outro lado, não deixo de pensar no quanto a linha do Douro ganharia se agora, apesar de mais de um século atrasada, alguém tivesse a brilhante ideia de rectificar, não fechando a linha existente de Paredes, mas oferecendo aos turistas uma verdadeira SUBIDA DO DOURO, fazendo uma linha férrea, mais ou menos no traçado da actual Estrada Marginal – N108?

Para não falar no desenvolvimento que teria Melres e as outras localidades, caso fossem servidas pelo comboio.

Abaixo transcrevo, alguns trechos do que está escrito HOJE, na página promocional da CP, a propósito da Linha do Douro:

IN: http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?contentId=62ac6fdb04988110VgnVCM1000007b01a8c0RCRD&vgnextoid=919ed90ed1e69010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD

“Entre o Porto e Marco de Canavezes, ou seja, grosso modo, durante a primeira hora de viagem, a Linha do Douro não tem paisagens grandiosas para oferecer ao visitante. No entanto, tudo se transforma radicalmente a partir desta estação, à medida que o comboio começa a descer e percorre o longo túnel do Juncal. De súbito, como que explode nas janelas direitas da carruagem a grandiosidade das paisagens do Douro, o que acontece perto de Mosteiro e da ponte para Cinfães.”

Ora, porquê ter uma hora de viagem sem nada de interessante, se podem oferecer a belíssima paisagem do Douro, desde o Porto, que é afinal, a razão principal de ser desta linha, tendo sempre o rio por companheiro de viagem?

Acho que era um óptimo Plano para incluir no QREN, pois dinamizaria toda uma região e encaixava como uma luva, nos planos de desenvolvimento turísticos do Douro, tão em voga.

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